06/03/2017

TRIP - OURO PRETO - PARTE 01


Olá, meus amores! Hoje o post é muito especial, tão especial que esperei a melhor oportunidade para postá-lo com calma, como estou fazendo agora. Trata-se da minha viagem a Ouro Preto - MG, que fiz em meados de junho de 2015 e estou esse tempo todo louca para compartilhar com vocês! Ouro Preto é um lugar incrível, rico em cultura e elementos arquitetônicos fascinantes, e que sem dúvidas vale a pena conhecer.





As fotos acima foram tiradas no hostel onde fiquei hospedada, chamado "Rosário Hostel". Na época paguei R$30,00 pela diária e fechamos um quarto com 10 meninas. O Hostel é bastante organizado e aconchegante, fiquei apaixonada pelo clima rústico do local, além de ficar próximo a Praça Tiradentes. O único ponto negativo que encontrei foi no box do banheiro, que não havia um suporte pra colocarmos shampoo e condicionador, mas com certeza me hospedaria novamente lá.


Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja São Francisco de Paula
Igreja Nossa Senhora do Rosário - Escultura Museu da Inconfidência
 

Resolvi dividir a matéria em dois posts, pois foram três dias de viagem muito bem aproveitados e em que eu virei a "doida da câmera", afinal era uma vibe muito minha. Fui com minha antiga turma da escola de Museologia, por Ouro Preto ser tombada como Patrimônio Histórico Cultural e haver tanta riqueza de detalhes para explorar e conhecer. 
- Primeira dica pra quem está pensando em conhecer o local: Levar roupas e sapatos confortáveis, pois as ruas são de pedras e constituídas por muitas ladeiras, fica até um pouco massante na hora de nos locomover com as malas, uma boa alternativa é recorrer aos táxis, dependendo do trajeto.
- Segunda dica: A Praça Tiradentes possui diversos guias turísticos preparados para te dar um suporte bacana e mostrar os pontos principais da cidade, além de contarem um pouco mais da história local.
- Terceira dica: Admire as igrejas por fora, conheça-as por dentro. Seus interiores irão te proporcionar uma overdose de informação. Neste caso, vale muito optar por uma visita guiada para quem for leigo no assunto e até mesmo para quem já estudou, pois há muito o que absorver sobre barroco e arte sacra, além de conhecer de perto o trabalho de Aleijadinho, Manoel da Costa Ataíde, entre outros artistas de renome.
- Quarta dica: As repúblicas oferecem abrigos para universitários, além de rolarem muitas festas organizadas pelas mesmas. Se informe.


IGREJAS PARA CONHECER:

- Santuário de Nossa Senhora da Conceição;
- Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões;
- Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar;
- Igreja Nossa Senhora do Carmo;
Igreja Matriz Basílica de Nossa Senhora do Pilar;
Igreja Nossa Senhora do Rosário;
Igreja São Francisco de Paula;
- Igreja de São Francisco de Assis;
- Igreja de Santa Efigênia dos Pretos;
- Igreja Nossa Senhora dos Prazeres;
Capela de Nossa Senhora da Piedade;
- Capela de Nossa Senhora das Dores;
Capela de São José;
- Capela São João Batista;
- Capela de Santana.


Curiosidade: A cidade possui 13 igrejas barrocas ao total, pois cada grupo da sociedade tinha a sua própria igreja para frequentar. Em 1933, foi considerada "Monumento Nacional" e, em 1980, foi declarada pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade, adquirindo reconhecimento internacional!

Ouro Preto é um prato cheio para os amantes da História do Brasil, História da Arquitetura e História da Arte. Há muito a dizer, mas fica pra outro post, ok?! Continuem acompanhando o blog pra saberem mais sobre esse lugar incrível que o nosso Brasil abriga. 

Você já conhecia Ouro Preto? Me conte nos comentários! Abraços.
Comentários
31 Comentários

31 comentários:

  1. Nossa que lugares lindos
    adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Que linhas as fotos. Eu amo Minas Gerais, mas este é um lugar que ainda não fui. Gostei das dicas, Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
  3. wooow que legal *-*
    suas fotos ficaram lindas <3
    amo ouro preto, estou doida para ir lá de novo fazer umas fotos nesse lugar lindo <3
    parabéns pelo post *-*

    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ai, morro de vontade de conhecer Ouro Preto. Dizem que é lindo! E dá pra ver que é mesmo pelas suas fotos!

    ResponderExcluir
  5. Que legal chegar aqui e dar de cara com esse post que tem imagens lindas e muita história =)

    Adorei! Vou voltar mais vezes!


    beijos,
    Gábi

    ResponderExcluir
  6. Que fotografias maravilhosas! Espaços incríveis :)
    Já estou a seguir o blog. Beijos , The Fancy Cats | BB CREAM Giveaway

    ResponderExcluir
  7. Que fotos incríveis. Ouro preto deve ser uma linda cidade.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  8. Eu fui pra lá em 2005 e depois em 2009, tu não tens noção do quanto eu amo esse lugar. Quero muito voltar, teu post me deu muita saudade <3 As cidades históricas de MG são maravilhosas


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  9. Uma imagem mais encantadora que a outra!

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que lugar maravilhoso!
    Ótimas fotos.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conheço, mas é uma cidade que está na minha lista de desejos.
    Amei suas dicas e fotos.
    Belo post!
    bjOO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
  12. Que fotos lindas! Esse lugar deve ser muito legal mesmo, amei o seu post e fiquei com
    vontade de conhecer sim.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/03/tag-eu-nunca-imaginei.html?m=1

    ResponderExcluir
  13. Que lugares mais lindos, amei demais as fotos, adoraria conhecer <3 beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  14. Sou doida para conhecer Ouro Preto e outras cidades no mesmo estilo dessa região. Achei suas fotos incríveis. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. OI Ana sou louca pra conhecer Ouro Preto, é uma cidade linda que respira história!! Pretendo ir muito em breve, acho que nas minhas férias deste ano! adorei as fotos e as dicas, mil beijos!!

    www.decoturnoespikes.com.br

    ResponderExcluir
  16. Quanto lugar mara !!!!
    Achei super vintage as primeiras fotos.Parece ser um lugar que dá um sentimento de paz!!!


    Beijos da Nah
    www.oxifalei.com.br
    Instagram: @oxi.falei
    Snap: nath.thamires
    Youtube: Oxi,falei

    ResponderExcluir
  17. Acho que valeu a pena essa viagem. Sou louca pra conhecer Ouro Preto. Adorei as fotos! Aguardando a parte 2 *-*

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  18. Que lugar lindooo ♥
    Escola de Museologia? Que interessante...
    As igrejas são lindas, adorei esse hostel também. Nossa, fiquei com muita vontade de passar uns dias nesse lugar :D
    Que viagem incrível, você deve ter aproveitado bastante. Já quero ver o outro post :)
    Ah, que bom que gostou de The Pretty Reckless!! *-*

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ai que delicinha de lugar!!! Já vai entrar na minha lista de passeio, gostei da ideia e da carinha do hostel..

    Bjukas!
    Unhas&Tudo ♥

    ResponderExcluir
  20. Ouro Preto tem um ar que lembra minha cidade, Olinda. Aqui também temos muitas igrejas e arquitetura barroca pra admirar, acho lindo. Tenho a maior vontade de conhecer Ouro Preto por isso e o clima deve ser uma delícia!

    Beijos!
    www.heeeymaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Amei suas fotos ♡ adorei o post sou mt fã de arquitetura apesar de ter largado esse curso , adoro decoração barroca !!!

    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir
  22. Ouro Preto deve ser incrível mesmo, eu morro de vontade de conhecer! Vontade de explorar cada pedacinho. Imagino que a tua viagem pra lá tenha sido muito especial mesmo, adorei as fotos e será legal ver mais da cidade pelo teu olhar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Eu morro de vontade de conhecer Ouro Preto, minha amiga foi e eu fiquei babando total!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  24. Com certeza um lugar para não esquecer, amei demais as fotos e me deu uma vontade imensa de visitar. As fotos ficaram tão lindas.
    Beijos.

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Sonho em conhecer essa cidade, acho tão linda e aconchegante, adorei seu post e as dicas.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Temos muita vontade de conhecer essa cidade, amamos conhecer lugares históricos!! Esse hostel parece ser muito aconchegante!! Gostamos das fotos ficaram lindas!!

    beijos

    onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. oláá! tudo bem??
    ahh, ouro preto é lindo mesmo..
    e estou encantada com as suas fotos!! muito bonitas, amei!!!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Já fui para Ouro Preto mas na época eu nem tinha uma câmera pra tirar foto. Hoje em dia é muito estranho pensar que eu fui viajar diversas vezes e não tinha câmera nenhuma pra registrar haha

    As igrejas são lindas e a cidade em si é super agradável, suas fotos ficaram ótimas Ana!

    ResponderExcluir