25/06/2015

MUSEOLOQUÊ?



Ok, vou fingir que nada aconteceu, que esse post não está uns meses atrasado... Oláááá meus seres de luz! Hoje entreguei o último trabalho de 1º período e corri pro blog, morta de saudade. Como prometi vou estar falando sobre o motivo do meu sumiço e o porquê de ter optado por esse curso.

Conforme já falei algumas vezes no blog, sou formada em Design de Interiores. Ao decorrer do curso tive bastante contato com arte, estudando desde os primórdios até o período vigente. Passei então, a frequentar museus, centro culturais, galerias, e adquirir uma paixão imensa por tais ambientes. Cheguei a um momento da minha vida em que comecei a reflexão clichê de que se era realmente o que faria eu me sentir completa. Devido a falta de oportunidades na área e as péssimas experiências adquiridas, eu vi que não, aquilo não era pra mim, apesar de amar a área. Comecei a pesquisar se era possível prestar concurso pra museus tendo graduação em design de interiores, mas descobri que só era possível se eu fosse formada em arquitetura ou outros âmbitos, dentre esses, museologia. Sempre tive em mente fazer arquitetura após design, fiz novamente o ENEM, mas meu coração não estava mais nisso, resolvi optar por museologia e me entregar de vez ao que estava me fazendo bem desde o momento em que passei a ter relação. Desde então, não tenho arrependimento, e utilizarei a primeira graduação como composição a atual.
Afinal, o que faz um museólogo? "O Museólogo dedica-se à classificação, à conservação e à exposição de peças de valor histórico, artístico, cultural e científico. Sua missão profissional é transmitir e divulgar conhecimento, desenvolvendo ações culturais sobre acervos. Ele planeja e executa tarefas de documentação, arquivamento e conservação de objetos e obras artísticas. Faz aquisições, administra coleções e promove intercâmbio de peças com outros museus ou empréstimos de colecionadores particulares. Atua no planejamento, na gestão, na execução e no acompanhamento de projetos e políticas públicas relacionadas ao patrimônio histórico e cultural. Envolve-se, ainda, na organização de mostras e exposições, analisando a melhor forma de dispor e apresentar as peças, de acordo com as características do público e do local de instalação" - Guia do Estudante. 
Espero poder compartilhar ainda muitas alegrias dessa minha escolha, e espero também, poder dar conta de manter o blog nos próximos períodos, kkkkkk, está puxado! Nos vemos em breve?! Aproveito para convidar a todxs a me acompanharem também no instagram (este mantenho sempre atualizado), @sementesdegaia, beeeeeeijos!
Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. Adorei, admito que não sabia o significado de museólogo haha Ameeeei seu blog :) Beijos

    http://senhoritadeallstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI Ana deve ser incrível estudar museologia, eu fiz história e acho que as profissões se completam! enfim muito sorte nesse sua nova jornada. Espero que vc possa continuar atualizando o blog! mil Bjs

    De Coturno & Spikes

    ResponderExcluir
  3. Ai que bacana <3
    Deve ser demais! Pra quem gosta desse campo mais histórico, não tem por onde correr.

    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    Rumo aos 1K - www.facebook.com/iamcamilakellen

    ResponderExcluir
  4. Nossa que bacana, já tinha ouvido falar, mas deve ser muito legal cuidar de artefatos históricos ,sem falar que participa de varias exposições né haha
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. nossa que legal ^^ acho muito interessante quem trata de obras e tals !

    www.nataliloure.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. eu tbm trabalho em um museu e faço museologia ;)

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Museu maravilhoso amei, bom final de semana.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.bruy

    ResponderExcluir
  8. Não consigo expressar em palavras o que essa postagem significou pra mim (Mas irei tentar), não por você ter falado sobre a faculdade de Museologia, mas eu ver de uma pessoa 'real' que não tem problema mudar de rumo caso você perceba que seu coração está em outro lugar e sua paixão mudou.

    |Blog Soqnunca - Uma vida em imagens|

    ResponderExcluir
  9. É, mas aquela máscara é mais ou menos...

    Que bacana! Gostaria de fazer faculdade de Museologia.

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  10. Nossa, acredita que eu não sabia?
    Achei super interessante agora conhecendo um pouco mais.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  11. Que interessante! E mega diferente! AMEI meus parabéns
    Beijos
    Paulinha Juliana - Overdose L.
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu acho bem bem bem interessante essa área e adoro sempre saber mais, gostei muito do post :D


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  13. Bem interessante,não conhecia essa profissão! adorei seu blog<3
    Um beijo!

    http://anelinaramos.blogspot.com.br
    Instagram:@anelinaramos

    ResponderExcluir
  14. Que bacana flor, achei super interessante e confesso que não conhecia essa profissão!! Beijos ♥

    Flor Morena | Youtube

    ResponderExcluir
  15. Nossa, tenho que confessar que ainda não conhecia, mas amei essa profissão!

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu não sabia ao certo o que era, mas agora já sei!!
    Achei bem interessante :)
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  17. Nossa não conhecia mas que legal essa profissão
    www.descrevendonuvens.com

    ResponderExcluir
  18. Ana, vc escolheu uma linda profissão. Interessante demais.

    Bjokas,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ler esse post meu deu uma tristeza... :/
    Tava andando meio perdida na vida sem saber o que fazer, já que termieni uma graduação, não curti o curso e o mercado não me oferece boas possibilidades. Então resolvi tentar outra faculdade e vendo as vagas disponíveis me interessei muito por duas opções.
    Tentei, pra esse segundo semestre, entrar pro curso de História ou de Museologia pelo SISU na UFMG, mas infelizmente minha nota não foi suficiente pra nenhuma das duas... :/
    Fazer o quê né...
    Mas que bom que você ta curtindo o curso! Boa sorte pra você no decorrer dos semestres! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana, tudo bem? Então eu vinha sempre aqui no seu blog pra ver se você o tinha atualizado, porque confesso que adoro essa pegada natureza e posts sobre artes/arquitetura que você tem, enfim bom poder te ter de novo na blogosfera, imagino que deve ser super puxado conciliar estudos com blogs, mas sempre quando puder dê uma passadinha por cá para que possamos saber das novidades.

    Em relação ao seu curso, sou super suspeita porque adoro Artes, quero prestar pra Arquitetura e Urbanismo e amo tudo relacionado à esse mundo. Boa sorte! De verdade.

    http://www.poesiaemtranse.com

    ResponderExcluir
  21. Eu também sou formada em designer de interiores!! Peguei muito gosto pela arte depois do curso....

    http://descrevendonuvens.com/

    ResponderExcluir